Já ouviu falar no mergulho em naufrágios na Paraíba? Essa é uma atividade que pode enriquecer ainda mais a sua experiência durante sua viagem à capital paraibana.
A opção junta em um só programa aventura, história, vida marinha e mergulho e está disponível mesmo para quem não tem experiência com esse tipo de esporte.
Trata-se de uma oportunidade única, perfeita para aproveitar ainda mais as águas cristalinas do litoral paraibano.
Mergulho em naufrágios na Paraíba: Desperte o aventureiro que há em você
Mergulhar em meio aos restos de navios antigos não é coisa que acontece apenas em filmes de ação e de aventura. Na verdade, essa é uma atividade que está disponível para quem visita João Pessoa.
No litoral da cidade se encontram 3 dos principais naufrágios que atraem turistas no Nordeste: Alvarenga, Queimado e Alice.
A atratividade deles se deve especialmente à beleza e às áreas internas conservadas, hoje tomadas pela vida marinha.
Naufrágio Alvarenga
Esse é um dos principais naufrágios da região. Está localizado a aproximadamente 10 quilômetros do litoral de João Pessoa.
Ele se destaca especialmente por um motivo: tubarões.
O mergulho em naufrágio no Alvarenga, na Paraíba, é um convite para ver de perto a vida marinha e mergulhar em companhia de tubarões lixa, que não são considerados nocivos para os humanos.
No local também se encontram outras espécies, especialmente de cardumes de peixes, como xiras brancas e amarelas e parus.
O naufrágio tem cerca de 20 metros de comprimento e está a 20 metros de profundidade. Acredita-se que ele esteja ali desde 1926, uma estadia quase centenária.
Naufrágio Queimado
Outra oportunidade para quem quer praticar mergulho em naufrágios na Paraíba é o Queimado, que também é o favorito dos mergulhadores.
Trata-se do navio Erie J.N.Y., um navio que se destacava pelo seu porte e por contar com 4 caldeiras quadradas, sua marca registrada.
É conhecido como “Queimado” justamente por ter afundado em decorrência de um incêndio que aconteceu a cerca de 20 quilômetros do litoral paraibano, enquanto se dirigia aos Estados Unidos com um carregamento de café brasileiro.
Ao todo, os destroços têm 100 metros de comprimento e 15 metros de largura. Neles estão presentes mais de 50% das espécies marinhas típicas da Paraíba.
Portanto, conhecê-lo é uma maneira de visitar um naufrágio com características únicas e, de quebra, ter contato com a vida marinha em seu habitat natural.
Naufrágio Alice
Você também pode praticar mergulho na Paraíba no naufrágio Alice.
Brasileiro, foi fretado pelo governo federal para o transporte de soldados para a Guerra do Paraguai. Ele afundou em 1911, embora pouco se saiba sobre as condições em que isso aconteceu.
Localizado a 12 metros de profundidade e aproximadamente 6 quilômetros da costa paraibana, tem 53 metros de comprimento.
Preciso ter experiência em mergulho para conhecer os naufrágios na Paraíba?
Não! Mesmo que você nunca tenha praticado mergulho na sua vida, saiba que é possível desfrutar desta aventura sem experiências anteriores.
Para isso, será necessário fazer um curso, que pode ser básico ou avançado, com os profissionais que oferecem este tipo de serviço na região.
Ali você aprenderá tudo o que precisa para fazer o mergulho em naufrágios na Paraíba em segurança.
Além disso, precisará de um instrutor que lhe acompanhe no momento do mergulho. Com ele você terá acesso aos equipamentos necessários, que podem ser locados para a sua atividade,
Como fazer mergulho em naufrágios na Paraíba?
Para isso, conte com profissionais experientes em mergulho e na instrução deste esporte. Assim, você garante sua segurança e um passeio inesquecível.
Quer conhecer empresas que oferecem esse tipo de passeio e, ainda, contar com benefícios exclusivos? Então entre em contato com o Yolo Hostel, que pode ajudar você com todas as suas necessidades de hospedagem e lazer durante sua estadia em João Pessoa.
Venha conhecer as belezas do nordeste brasileiro e se encante com a Paraíba!